UM DESIGNER DE INTERIORES E BAMBUSEIRO

O Design de interiores é a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional harmoniza, em determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.
Quem trabalha com bambu sabe o quanto ainda tem a aprender. As áreas de trabalho são as mais diversas possíveis.
É necessário um conhecimento básico do funcionamento de algumas máquinas usadas na marcenaria, na serraria, conhecimento de máquinas pneumáticas e de outras áreas ajuda muito, pois não existe no mercado um maquinário específico para se trabalhar com bambu, então temos que nos adaptar e adaptar as máquinas para o nosso uso. Penso que o profissional que trabalha com bambu se assemelha ao marceneiro, mas não deixa de lado a sua semelhança com um artesão, pois a cada peça, a cada trabalho executado, temos uma gama enorme de fatores que tornam o trabalho do bambuseiro muito especial.
Dificilmente uma vara de bambu é igual à outra, diferenciam-se na sua forma, no desenho e muitas vezes na sua estrutura fisiológica.
Utilizamos na bambuseria, serra tico-tico, serra circular, podendo ser de bancada ou manual, furadeira, manual ou de bancada, serrote, arco de serra, maçarico, plaina, lixadeira manual ou de bancada, formão, alicate de poda e muitas outras. O maquinário vai depender do tipo de trabalho que está sendo executado. Uma das qualidades do bambu é, com poucas ferramentas pode-se fazer inúmeros trabalhos. Não é necessário um investimento grande em maquinário para começar. 
Chegamos num estágio muito especial, o uso do bambu voltou com força total. Com tecnologia avançada, técnicas de colagem, prensagem, queima, encaixes e misturas de materiais que tornaram o trabalho ainda mais interessante.

Designer de Interiores e Bambuzeiro

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
Ofereço serviços na área de assessoria e consultoria a pessoas interessadas na exploração deste recurso, ajudando na identificação de tipos e espécies de bambu, no plantio, manejo, uso e tratamento, além de oferecer cursos, workshops e palestras sobre a cadeia produtiva do bambu.